quarta-feira, 25 de julho de 2007

Passeio de BTT à descoberta do Alviela


‘À Descoberta do rio e do festival do Alviela...’ é o nome do passeio BTT organizado pelo Alviela Futebol Clube Vaqueirense que se realizará dia 18 de Agosto (sábado) em Vaqueiros, concelho de Santarém. Trata-se de uma zona muito interessante situada entre os concelhos de Santarém e de Alcanena, no Vale do Alviela, cujo percurso se desenrola ao longo de 35 quilómetros nas freguesias de Vaqueiros, Louriceira, Malhou, Amiais de Baixo e Espinheiro. Este percurso tem sido alvo nos últimos anos de iniciativas deste tipo sendo grande o êxito alcançado junto dos participantes. Para qualquer esclarecimento adicional, agradecemos o contacto pelos telefones 962671559 ou 243449875, através de Firmino Oliveira.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

4º Passeio BTT Nocturno Tourencinho


Para aqueles que gostam de pedalar à luz das estrelas e do luar de Julho, aqui está mais uma edição do passeio btt nocturno em Tourencinho organizado pela Associação Tourencius dos Xudreiros.
O percurso, agendado para as 20h30 do dia 28 de Julho, será maioritariamente por trilhos e caminhos rurais do vale de aguiar com inicio e fim na aldeia de Tourencinho, haverá uma paragem na aldeia do Castelo junto ao seu monumento roqueiro, onde será o reforço alimentar, seguindo-se depois a descida pelos excelentes trilhos do magnífico bosque que alguns já conhecem! No final haverá ceia/convívio com bom presunto e vinho tinto e umas cervejas fresquinhas para repor os liquidos. As inscrições custam 7.5 euros com oferta de T-shirt do evento. É obrigatório uso de capacete e iluminação suficiente.
Contactos para inscrição: ciclismo.acrtx@gmail.com ou tlm 933 329 003

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Movimento de Solidariedade Cicloturista

"Ao Encontro das Crianças Desaparecidas"
Julho e Agosto 2007
O desaparecimento de Madeleine McCann e o mediatismo associado ao caso alertaram a sociedade para um flagelo que afecta, anualmente, milhares de crianças em todo o mundo. O desaparecimento e tráfico de crianças carece de uma resposta urgente e todos nós devemos ser parte dessa resposta, funcionando como um mecanismo de visibilidade e de pressão junto das autoridades, dos decisores políticos e da comunidade em geral, para que o problema nunca seja esquecido e para que sejam tomadas fortes medidas que o resolvam. O Movimento de Solidariedade Cicloturista, criado por um grupo de cicloturistas de Sines, pretende, neste âmbito, impulsionar uma corrente de solidariedade para com todas as crianças e jovens desaparecidos ao longo dos tempos. Por isso, vai promover, durante o mês de Julho e Agosto, o périplo "Ao Encontro das Crianças Desaparecidas", com início em Lagos, passagem pelo centro e norte do país, e término em Espanha. Ao todo serão nove etapas em bicicleta desde Lagos até Santiago de Compostela, e o objectivo é que em cada nova etapa as comunidades locais recebam o testemunho de solidariedade e lhe dêem continuidade, fazendo desta iniciativa uma acção de dimensão global. Em Espanha, ir-se-á procurar também parcerias para que a mensagem de esperança possa prosseguir e chegar até outros países. Os problemas globais necessitam de respostas globais. Por isso, a sua acção conta e é fundamental. Junte-se ao “Encontro das Crianças Desaparecidas” para que mais nenhum sorriso seja em vão.
A iniciativa tem início já neste fim de semana, no dia 14 de Julho, com partida de Lagos junto à Praia da Luz, pelas 08h30, em direcção a Sines, onde está prevista a chegada junto à Igreja Matriz, pelas 15h00. No dia 15 tem lugar a segunda etapa, com partida de Sines junto ao Parque Desportivo Municipal, pelas 08h30, e chegada a Setúbal junto à Capela Nossa Senhora da Saúde, pelas 15h. "Ao Encontro das Crianças Desaparecidas" tem a parceria da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e da Cáritas de Portugal. As etapas Lagos - Sines e Sines -Setúbal contam com o apoio da Câmara Municipal de Sines e da Junta de Freguesia de Sines.
Contacto: Luís Plácido - 919549339 (Movimento de Solidariedade Cicloturista)

terça-feira, 10 de julho de 2007

Maratona de Portalegre com um máximo de 3000 participantes em 2008


A pedido de alguns amigos do BTT publico, mais uma vez, na integra, a entrevista ao responsável pela Maratona de Portalegre
Um dia depois da sexta Maratona de BTT em Portalegre, a equipa do Ases do Pedal, Centro Cultural e Desportivo fundado oficialmente em Outubro de 1999, iniciou a preparação da edição de 2008. Manuel Vilela, o ‘rosto’ deste mega-evento, revelou na entrevista ao BTTnews algumas novidades para a próxima maratona.


1 - Quase cinco mil betetistas na Maratona de Portalegre deixaram muita gente surpreendida. Na partida, o secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, ficou perplexo com o mar de capacetes e bicicletas. O que lhe disse depois de ter dado início à maior prova de BTT alguma vez realizada em Portugal?
Na conversa que mantivemos após a partida constatei que o Sr. Secretário de Estado ficou agradavelmente surpreendido pelo espectáculo proporcionado pela partida em simultâneo de quase 5000 participantes. Logo ai, propôs um eventual apoio do IDP no sentido de transformar o PortalegreBTT num Mega-Evento.
2 - Para o Ases do Pedal o que significou a realização desta mega-maratona?
Foi uma experiência única e que dificilmente se deve repetir. É muito gratificante pertencer a uma equipa que no dia do PortalegreBTT cresceu até às 350 pessoas, que na sua maioria colaborou de uma forma gratuita. Mas temos a noção de que não podemos abusar do voluntariado das pessoas.
3 - Muitos dos participantes questionavam-se no final da maratona sobre o número de participantes em 2008. O Ases vai reduzir o número de inscritos?
O número de participantes na próxima edição deve situar-se entre os 2500 e os 3000.
4 - Quais são as razões dessa redução?
Garantir a qualidade do PortalegreBTT.
5 - Algumas dezenas de betetistas sofreram graves acidentes. Um dos participantes encontra-se ainda internado em estado grave no Hospital de Portalegre. Qual é o seu quadro clínico?
Felizmente já se encontra livre de perigo. Realço que os Ases do Pedal são de longe a organização que mais investe na segurança.
6 – Quais foram os meios que estiveram no terreno?
Este ano a maratona contou com 18 ambulâncias, um helicóptero, veículos todo o terreno, cerca de 70 elementos dos Bombeiros e Cruz Vermelha, GNR e Policia em todas as travessias e cruzamentos.

“As inscrições não pagam o PortalegreBTT”

7 - Pessoas ligadas ao mundo do BTT dizem que os responsáveis do Ases do Pedal se ‘enchem’ de dinheiro com a realização das maratonas. Qual é o destino das receitas do evento?
De uma vez por todas as pessoas têm que tomar a consciência de que as inscrições não pagam o PortalegreBTT. Também não perdemos dinheiro, pois procuramos o apoio nomeadamente da Câmara Municipal de Portalegre, Selenis, SportZone, Unicer, Fenesteves e de importadores ligados ao mundo das bicicletas. Sem darmos prémios por classificação somos a organização que oferece mais e prémios tanto em volume como em valor. O excedente é o suporte para as actividades que os Ases organizam ao longo do ano.

“Percurso mais suave em 2008”

8 - Em relação à maratona de 2008 quais são as novidades? Haverá alteração de percurso, maior ou menor desnível acumulado, mais dureza...
Tudo aponta para que o percurso seja mais suave. Só no final do ano a quase totalidade do percurso estará pronta.
9 - Quais são os projectos futuros do Ases do Pedal?
Continuar a organizar o PortalegreBTT e com um pouco de vaidade sentimos que já fizemos um pouco pela história do BTT em Portugal.
10 – Trace um perfil do Ases do Pedal, desde a sua fundação até aos dias de hoje.
Um pequeno clube que privilegia as modalidades de contacto com a natureza e que assim quer continuar. O desporto federado não é o nosso objectivo.

domingo, 8 de julho de 2007

Raid Fotos de Matosinhos em Agosto


Iniciativa do Clube de BTT de Matosinhos que aproveita a experiência do evento semelhante que organizou pela primeira vez em Mosteiro-Vila do Conde o ano passado e que agora pretende realizar no concelho de Matosinhos. O evento trata-se de uma competição com forte componente de lazer inédita e pioneira a permitir a participação de pessoas com vários níveis de preparação física. Conjuga a ajuda da orientação por GPS para percorrer um percurso misto de todo o terreno só possível de ser realizado com uma BTT, (bicicleta de todo o terreno). O objectivo é encontrar pontos registados em GPS e identifica-los no terreno, tirando fotografias do local para servirem de prova de passagem por esses locais. Da experiência do ano passado ficou o entusiasmo dos participantes que gostaram imenso deste tipo de aventura e a pedirem para haver mais eventos do género. Este ano vamos fazer um percurso a percorrer as zonas mais rurais do concelho de Matosinhos, com partida e chegada nos Paços do Concelho e a passar também por zonas habitadas despertando provavelmente o interesse dos populares. Não podemos divulgar os pontos que vão ser controlados, mas adiantamos que são escolhidos estrategicamente a permitir um percurso com interesse cultural e paisagístico, essencialmente constituídos por; marcos de divisão das freguesias, capelas, fontes, marcos geodésicos, etc… O dia do evento é 12 de Agosto (Domingo de manhã) com partidas a começarem às 08h00 no Parque Basílio Teles, perto do posto de Turismo à frente da Câmara de Matosinhos. O percurso a nível físico é de dificuldade média (37,5 km mais fácil do que o ano passado em Mosteiró) mas em termos de pontos tem mais (24) e o percurso cruza-se duas vezes, sendo por conseguinte interessante ver a possibilidade de as equipas se encontrarem e exigir mais atenção na navegação...
Desenrola-se pelo concelho de Matosinhos ...
Os participantes podem participar por equipas ou a solo, sendo obrigatório como sempre o equipamento normal para a prática de BTT em autonomia, uma máquina fotográfica digital com possibilidade de visualização das fotos que são a prova de passagem pelos pontos referenciados no trak de GPS e, logicamente um meio de orientação neste caso o GPS é o mais aconselhável... (Embora eu vi pessoal o ano passado com mapas google)
Divulgação do evento, regulamento e gestão de inscrições para breve em: http://www.bttmatosinhos.com/

Fonte: bttmatosinhos