domingo, 30 de setembro de 2007

3ª Maratona de BTT em Messines

Depois do enorme sucesso da 2ª edição, a ExtremoSul vai organizar a 3.ª edição da Maratona BTT Crédito Agrícola de Messines já no próximo dia 13 de Outubro de 2007. À semelhança do ano anterior, e de forma a permitir a participação de praticantes de vários níveis, a organização disponibilizou três percursos diferenciados (23 km, 50 km e 71 km), com graus de dificuldade técnica distintos; todos eles verdadeiros percursos TT que misturam estradas em terra batida e trilhos em encostas verdejantes, onde os participantes poderão desfrutar das magníficas paisagens que a Serra de Silves tem para oferecer. Estarão ainda disponíveis ao longo dos percursos, pontos de abastecimento, sinalética e viaturas de apoio. Na área de partida estão assegurados vários momentos de animação ao som do DJ Paulo Baptista (Rádio Cidade). Dentro do evento foi criado o 1.º Troféu Concelho de Silves, com o objectivo de premiar os três primeiros classificados da maratona (femininos e masculinos) e dar dimensão concelhia a uma prova que se tem vindo a assumir como uma referência no calendário de actividades de BTT. Os acompanhantes terão ao seu dispor uma visita guiada pela vila de Messines; informação relativa aos melhores pontos de observação, de forma a permitir um melhor acompanhamento da prova; e aulas livres de Fight Do. Garantida está já também a participação de dois atletas da Duja Tavira (Nélio Simão e Tiago Dias) assim como dois elementos da Spedakar (Nuno Mateus e Ricardo Pina) e ainda o “gigante” do TT, Ruben Faria da Lagos Team. Este ano o principal patrocinador continua a ser o Crédito Agrícola de Messines, ao qual se associam outras entidades o que vem demonstrar o interesse que esta actividade tem vindo a receber na região. As inscrições são de 10,00 € para sócios ExtremoSul e de 15,00 € para não sócios. Incluem seguro, pequeno-almoço, almoço, abastecimento durante a prova e um brinde. Para inscrições e mais informações, poderão aceder ao sítio da Associação ExtremoSul em www.extremosul.net

2º downhill Monte da Padela


O 2º Downhill Monte da Padela em Mujães, Viana do Castelo, realiza-se no dia 14 de Outubro de 2007. Esta prova é pontuável para a Taça Regional do Minho de Downhill. Para além das habituais categorias em disputa, a organização mantém o prémio para a melhor bike rígida da geral. Consideram-se estas bikes as que apresentem apenas um elemento de suspensão (dianteira) ou nenhum! Tal como no ano passado, haverá um troféu para premiar o mais rápido da geral com este tipo de bicicleta! Mais informações através do 913089116 ou mailto:jota17%40portugalmail.com.

domingo, 16 de setembro de 2007

Mil a pedalar na planície alentejana

Depois de ter ganho em 2006, Hélio Ramos, da equipa ‘Alagarvcycles.com’, voltou a ser o mais rápido na prova de 100 quilómetros da 5ª Maratona do Penedo Gordo, que decorreu no passado dia 15 de Setembro. Este ano, o percurso teve início em Beja, no Parque de Exposições da cidade, local onde também ficou ‘montada’ toda a logística. Um boa escolha da organização ‘Geração Radical’ atendendo às condições do espaço. Divido em três graus de dificuldade (102, 77 e 51 quilómetros) os percursos passaram pelos trilhos e caminhos rurais da região de Beja e pela localidade de Penedo Gordo, onde os atletas foram incentivados por dezenas de pessoas que se encontravam nas ruas da povoação. A primeira metade da prova foi extremamente rápida face à ausência de grandes acumulados de subidas. Estas, apesar de poucos acentuadas, chegaram nos últimos quilómetros e levaram alguns atletas a ‘encostar’ por uns minutos devido às cãibras provocadas pelo forte início da prova em que se chegou atingir médias de velocidade superiores a 30 quilómetros/hora. Tal como nas edições anteriores, os percursos permitiram aos participantes desfrutar da imensa planície alentejana, mas notou-se, por exemplo, a ausência de singletraks e de trilhos com dificuldade técnica, muito por culpa das características do terreno e da região. Mais uma vez as zonas de abastecimentos estiveram um luxo, com fruta, bolos, água e sumos de laranja gelados. No final da prova muitos dos mil participantes prometeram regressar no próximo ano a Beja para a 6ª Maratona do Fotos do BTTnews em http://picasaweb.google.com/bttnews/MaratonaPenedoGordo2007. Outras fotos da Maratona em http://www.imagemradical.com/
TEMPOS JÁ DISPONÍVEIS EM WWW.GRADICAL.COM



A partida em Beja e os trilhos da planície alentejana


As zonas de abastecimento e as chegadas no Parque Expo de Beja

domingo, 9 de setembro de 2007

BTT invadiu cidade e trilhos de Évora

Maratona BTT e Urban Dual foram só dois dos eventos realizados lado a lado na cidade de Évora durante o fim-de-semana. A maratona, a primeira prova do género realizada na cidade Património Mundial, teve lugar no domingo, dia 9 de Setembro de 2007, com organização do Grupo Desportivo e Cultural do Bairro de S. António. O percurso, que passou por alguns dos locais históricos de Évora e por trilhos de rara beleza paisagística, alguns dos quais integrados na Zona de Rede Natura do Monfurado, foi dividido em três níveis de dificuldade: Maratona Extreme - 100Km / Maratona Challenge - 60Km / Passeio Challenge - 35Km. Os cerca de 400 participantes passaram por algumas localidades da região, como Valverde, Boa Fé e Guadalupe, e por monumentos históricos como o Templo Romano, Sé Catedral, Praça do Giraldo, Castelo do Giraldo, Cromeleque dos Almendres, Anta do Zambujeiro, Alto de S. Bento com os seus moinhos, Aqueduto da Água da Prata, com o seu trilho único. A prova dos 100 kms foi ganha por Hélio Ramos, do BTT Loulé, seguindo de Carlos Cabrita, da mesma equipa, e Carlos Carapinha, do Clube de Ciclismo de Évora. Francisco Romão, veterano desta equipa eborense venceu da prova de 60 kms. Para retemperar forças da maratona - que apesar de algumas contrariedades normais de uma primeira organização, mereceu “rasgados elogios” da maioria dos participantes - foi servido no monte da Graciete, junto ao Kartódromo de Évora, um espectacular repasto com alguns dos produtos, gastronomia e doçaria típica da região. Mais informações e tempos da maratona no site http://bttevora.awardspace.com/. Fotografias do evento podem ser vistas e adquiridas a partir do dia 10 de Setembro no site http://www.imagemradical.com/al.com/. O BTT-news disponibiliza também algumas fotos da maratona neste endereço: http://picasaweb.google.com/bttnews/1MaratonaVora.
Quanto ao evento de Urban Dual, iniciou-se no sábado no Templo Romano e teve o seu término no Rossio de S. Brás. Os participantes percorreram também no domingo as ruas íngremes e estreitas da cidade ao mesmo tempo que ultrapassaram diversos obstáculos e saltos que contribuíram para um acréscimo da dificuldade técnica e espectacularidade da prova. A organização foi da Associação Académica da Universidade de Évora. Mais informações e resultados em http://www.evoraurbandual.uevora.pt/.

Maratona


Partida e reforços alimentares


Os trilhos e a dureza da prova


Os momentos...

Subidas e as chegadas


O vencedor Hélio Ramos e as chegadas em grupo
Dual Urban
A partida junto ao Templo Romano de Évora

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Urban Dual em Évora

Évora recebe, no fim-de-semana de 8 e 9 de Setembro, o Évora Urban Dual, uma prova de BTT de características inovadoras que promete trazer à cidade muitos praticantes e fãs das vertentes mais radicais do ciclismo. O percurso inicia-se no Templo Romano e tem o seu término no Rossio de S. Brás. Os participantes percorrem as ruas íngremes e estreitas da cidade ao mesmo tempo que transpõem obstáculos e saltos que contribuem para um acréscimo da dificuldade técnica e espectacularidade da prova. A organização é da Associação Académica da Universidade de Évora.O que é o Évora Urban Dual?O "Dual" é uma vertente do BTT que surgiu entre a década de 70 e 80, e depressa se tornou popular devido a sua elevada espectacularidade. Prova disso é o facto de ser já um desporto olímpico na sua vertente de "Four Cross". O "Dual" é um desporto característico e original, onde existe uma disputa directa entre dois pilotos num circuito, onde o objectivo é atingir a meta antes do adversário. O factor que torna este desporto único, prende-se com o facto do percurso em questão ter uma série de obstáculos (rampas, drops, curvas com releve, etc.) que criam situações de grande impacto visual. O "Four Cross" é realizado nos mesmos moldes com a diferença de serem quatro atletas a competirem simultaneamente. Dentro das vertentes mais irreverentes do BTT, temos o "Downhill" (também um desporto olímpico), que se baseia num percurso com obstáculos muito técnicos sempre situados numa situação de declive descendente, em que os atletas atingem velocidades vertiginosas em locais onde se pensa ser impossível circular. Muito recentemente surge também uma componente muito original e inovadora, o conceito de "Free-Ride", que têm como objectivo ultrapassar todo o tipo obstáculos controlando a bicicleta em situações extremas. Aproveitando as características naturais da Cidade Património Mundial, o carácter único e exclusivo de uma prova com estas características, o Évora Urban Dual, reúne todas as características necessárias para ter participação dos jovens, dos praticantes de modalidades similares e de curiosos que querem testar a sua apetência para este género de provas.As inscrições podem ser efectuadas até ao dia do evento em http://www.evoraurbandual.uevora.pt/ ou no local da prova.