terça-feira, 13 de novembro de 2007

Indústria da BIKES mostra-se em Santarém

Foram milhares os amantes do ciclismo que passaram no primeiro fim-de-semana de Novembro pelo Centro de Exposições de Santarém para ver mais uma edição do festival dedicado às bikes. As provas, o cycling, as palestras, os concursos, as sessões de autógrafos com ciclistas profissionais, foram alguns dos atractivos da festa. Mas o mais importante foi o contacto com os novos modelos de componentes e de bicicletas de estrada e todo-o-terreno, desde o DH, passando pelas rígidas e suspensão total para XC e Maratonas. Em relação a estas últimas vertentes de bikes, vocacionadas para a prática do BTT, as empresas fizeram-se representar em bom número, fazendo deste o melhor festival de sempre. Destaque para os stands e para as máquinas da KTM, Scott, Trek, Focus, Specialized, BH e Merida. Ficam aqui as fotos de algumas das bikes que chamaram a atenção do público pela relação qualidade/preço.
As Epic da Specialized
Os destaques da Trek (Fuel 9.5 e 9.9 carbono)
O topo da austriaca KTM com quadros em carbono e aluminio
Os novos modelos da Merida
A espanhola BH com quadro em carbono na suspensão total

BTT invade Canha em Dezembro


No dia 9 de Dezembro, a partir das 9h30, os bttistas voltam a “invadir” a freguesia de Canha para a Maratona de BTT Canha 2007.À semelhança do ano passado, a prova será composta por dois percursos alternativos com uma distância de 100 e 40 quilómetros, respectivamente, e é direccionada para participantes experientes que procuram, constantemente, superar o limite das suas capacidades. A taxa de inscrição é de 15 euros (participação), 20 euros (participação+almoço), oito euros (almoço para acompanhantes). O seu pagamento deverá ser efectuado através de transferência bancária para o NIB 0045 5462 4013 3143 9127 1, da Associação Amigos do Campo e Aventura/Rotas e Sistemas. As inscrições deverão ser realizadas, obrigatoriamente, até ao dia 7 de Dezembro. Nos dias 8 e 9 de Dezembro serão distribuídos os dorsais a todos os participantes devidamente inscritos. Os participantes terão direito a tracks do percurso para GPS, lembrança alusiva ao evento, abastecimento durante a prova, possibilidade de participarem no sorteio de material desportivo, seguro de acidentes pessoais e banho no final da prova. A Maratona de BTT Canha 2007 é organizada pela Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Montijo, Associação Amigos do Campo e Aventura, Bombeiros Voluntários de Canha, Junta de Freguesia de Canha e Associação Canha Aventura e Desporto. Esta actividade integra o projecto “Naturalmente Desporto Sénior” que propicia, durante todo o ano, às pessoas residentes ou não em Montijo, um conjunto de actividades físicas e desportivas ao ar livre, como passeios pedestres, de bicicleta, de BTT, de cicloturismo e de canoagem. Em 2006, a Maratona de BTT Canha contou com mais de 300 participantes, oriundos de todo o país. Para além de atletas amadores, estiveram, também, presentes a campeã do mundo de Triatlo, Vanessa Fernandes, e Bruno Pais, atleta da Federação Nacional de Triatlo. Se o BTT é o seu desporto de eleição, se gosta de provas exigentes e/ou se quer conhecer um pouco melhor o património arqueológico e ambiental de Canha faça já a sua inscrição através do telefone/fax 21 231 67 86, do e-mail d.desporto@mun-montijo.pt, na morada: Divisão de Desporto, Pavilhão Municipal Rua das Açucenas ou no site http://www.mun-montijo.pt/.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Associação 'Os Pedaleiras' de Évora completa 1º aniversário


Foi a partir do ano 2000, que um grupo de amigos começou a reunir-se num passeio domingueiro em bicicleta de montanha, para desfrutar das belíssimas paisagens e trilhos em redor da cidade de Évora, em particular na zona de Valverde.
Estes passeios de domingo deram lugar a um maior entusiasmo pela modalidade, e alguns elementos começaram a participar em vários eventos, já com a denominação do grupo “ Os Pedaleiras”, sendo a sua estreia na Maratona de Portalegre 2005.
Desde então a participação em passeios, maratonas e outros eventos foi-se intensificando, e a 27 de Outubro de 2006, foi constituída como “Os Pedaleiras – Associação de Ciclomontanha de Évora”, e logo a 21de Abril de 2007, realizou o 1ª Encontro de BTT das Forças de Segurança, uma primeira iniciativa como associação, cujo sucesso fez pensar já na sua repetição, e noutros eventos pensados para amantes ou iniciados na modalidade.
Ao assinalarmos este 1º aniversário, em que reunimos em jantar convívio cerca de meia centena de associados e amigos, reiteramos o objectivo de promover o BTT, e de solidificar os laços de amizade entre todos aqueles que gostem de o praticar.
A associação “Os Pedaleiras”, continua por isso a realizar os mesmos “passeios domingueiros” que estiveram na sua origem, e para os quais convidamos todos os que se quiserem juntar para pedalar connosco, às 8.30 horas, todos os domingos, nas bombas da Galp junto à rotunda do Raimundo.