sexta-feira, 25 de abril de 2008

Milhares a pedalar em Portalegre e Serpa

Mais de 3500 ‘betetistas’ vão invadir a cidade e os trilhos de Portalegre no dia 3 de Maio, em mais uma edição da Maratona de BTT Portalegre/Sportzone. Neste ano, os mais bem preparados terão de enfrentar 103 quilómetros na serra de São Mamede, com um total de dois mil metros de acumulado de subida. A Meia-Maratona, menos exigente fisicamente, compreende uma distância total de 57 quilómetros, com um acumulado de 1200 metros, e contará com a participação do ex--ciclista profissional Marco Chagas. “Neste ano a Maratona é mais suave que em 2007. A Meia-Maratona, pelo contrário, é um pouco mais exigente”, desvendou Manuel Vilela, responsável pelos Ases do Pedal, centro cultural e desportivo de Portalegre que iniciou o maior evento de BTT da actualidade no País, em 2002, com apenas 225 atletas. Segundo o organizador, a prova terá como novidade a introdução de novos percursos: “A primeira parte contará com a subida ao ponto mais alto da serra e depois haverá uma descida rápida com quilómetro e meio. Depois são cerca de 20 quilómetros de caminhos novos na serra, uma passagem por Besteiros e Alegrete e chegada ao Jardim do Tarro, em Portalegre.” Para garantir a segurança dos participantes, provenientes de todo o País e de Espanha, Luxemburgo, França, Holanda e Inglaterra, ao longo do percurso vão estar mais de 300 elementos da organização, militares da GNR, duas dezenas de ambulâncias e um helicóptero. As megamaratonas no Alentejo começaram no dia 12 de Abril, em Serpa, com uma ultramaratona com um total de 160 quilómetros e uma maratona de 80. A empresa Trilhos Vivos foi responsável por esta prova pioneira em Portugal, que apesar da dureza mereceu o elogio dos participantes. “Foram muitas horas e muito sofrimento, compensados com a beleza do percurso. É para repetir”, disse o vencedor, o algarvio Hélio Ramos. Classificação Serpa 160: 1.º, Hélio Ramos (07h07,44); 2.º, Ricardo Figueiredo (a 23s); 3.º, Filipe Salvado (a 15m19s).

terça-feira, 15 de abril de 2008

Marco Sousa cimenta liderança na Taça de Portugal de Maratonas

Marco Sousa (KTM/Turquel/Benebike) venceu, em Tábua, a segunda maratona BTT pontuável para a Taça de Portugal de Maratonas (XCM). O atleta bateu sobre a linha de chegada dois “pesos pesados” da velocipedia nacional, o actual ciclista profissional de estrada Hugo Sabido (Barloworld) e Rui Lavarinhas (Edatech/Meadelapeças/Petropneus), segundo e terceiro, respectivamente. Pelos "Trilhos de João Brandão”, cerca de 170 betetistas fizeram-se ao caminho para cumprir os 83 quilómetros do percurso. Na categoria de elite, destacaram-se cinco ciclistas - Marco Sousa, Hugo Sabido, Rui Lavarinhas, Marcelino Gonçalves (BTT Loulé/Barbot-Casa Jesuíno/Finibanco) e Davide Marques (GD Volta da Pedra) - que, ao longo do percurso, foram jogando os seus golpes para se desfazerem dos adversários. Foi assim que a meta foi abordada apenas por um trio, em que Marco Sousa levou a melhor.
Com este triunfo, o betetista da KTM/Turquel/Benebike reforçou a liderança na Taça, pois esta foi a sua segunda vitória em outras tantas provas já realizadas. No segundo lugar da Geral está Rui Lavarinhas. No escalão feminino, a polaca a viver em Portugal Magdalena Balana (Ciclovias.com/Somafre) continua a mostrar ser muito superior a toda a concorrência. Depois de ter conquistado a prova de abertura da Taça, em Ponte da Barca, Magdalena Balana voltou a erguer os braços na maratona de Tábua. Fê-lo com um à-vontade impressionante, tendo cortado a meta com um avanço de 10m58s sobre a segunda classificada, Lia Seabra (Clube BTT de Seia). No terceiro posto colocou-se Sónia Campos (Team Bike Zone/Scott/ADA), a 20m29s da vencedora. O escalão de promoção foi ganho por Sérgio Ribeiro (Edatech/Meadelapeças/Petropneus). A melhor equipa foi a algarvia do CC Loulé/Loulé Concelho.


Classificações
Elite Masculina
1º Marco Sousa KTM/Turquel/Benebike 3h39m36
Média: 22,678 km/h
2º Hugo Sabido Barloworld a 1s
3º Rui Lavarinhas Edatech/Meadelapeças/Petropneus a 2s
4º Marcelino Gonçalves BTT Loulé/Barbot-C. Jesuíno/Finibanco a 32s
5º Davide Marques GD Volta da Pedra a 1m45s
6º Nuno Sabido Xyami/Casema/Nova Vida a 4m08s
7º Tiago Ferreira Clube BTT de Seia a 9m12s
8º Sérgio Valente Blackjack/Castrovães a 9m54s
9º Hélio Ramos CC Loulé/Loulé Concelho a 10m00s
10º João Serralheiro CC Évora/Evorabike a 12m45s

Elite Feminina
1ª Magdalena Balana Ciclovias.com/Somafre 4h15m52s
Média: 19,463 km/h
2ª Lia Seabra Clube BTT de Seia a 10m58s
3ª Sónia Campos Team Bike Zone/Scott/ADA a 20m29s
4ª Carla Cabral Team Liderbike/CRAC/Brasfemes a 32m34s
5ª Celina Carpinteiro BTT Loulé/Barbot-C. Jesuíno/Finibanco a 42m59s

Promoção
1º Sérgio Ribeiro Edatech/Meadelapeças/Petropneus 3h56m05s
Média: 21,094 km/h
2º Nuno Castro KTM/ADB/Barroselas Bike Team a 11m42s
3º Mário Vieira Biciaventura a 20m45s

Equipas
1º CC Loulé/Loulé Concelho 53 Pontos
2º Clube de Ciclismo de Évora/Evorabike 58
3º BTT Loulé/Barbot-C. Jesuíno/Finibanco 73

DESCOBRE O PNSAC

45 KM CRONOMETRADOS EM MINDE
Vai arrancar às 9h do dia 18 de Maio o Raid BTT Minde, numa extensão de 45 km cronometrados, completamente inseridos no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC). O percurso inicia-se com a entrada no mítico Polje de Minde* e termina no renovado centro histórico da vila, um conjunto de ruelas estreitas calcetadas com escadarias à mistura, à imagem do downhill urbano. Pelo meio, os participantes desfrutarão da paisagem e natureza únicas do PNSAC. Embora cronometrado, o evento prima pelo carácter lúdico apresentando um grau de dificuldade física e técnica média/baixa.
A pensar em toda a família, paralelamente, decorrerá um mini BTT infantil, destinado aos mais novos e iniciados na modalidade, e também uma caminhada pedestre, com guias. Ambos de carácter educativo. No final do evento, haverá um almoço de confraternização com todos os participantes. As inscrições custam 12 euros com almoço, t-shirt, reforço, seguro, banhos, lavagem bikes e assistência técnica, com prémios para os primeiros de cada categoria. A participação no mini BTT infantil e caminhada pedestre é gratuita.
Informações e inscrições em www.btt.minde.eu.
Uma organização Natura Minde.

2º Raid BTT Moura 'terras de azeite'

Segunda edição do raid btt Moura terras de azeite, organizado pelo núcleo de btt dos Leões de Moura.
Programa do raid
DATA- 01Junho de 2008
INSCRIÇÕES-17€
DATA LIMITE--25 Maio
70KM-Dificuldade média
40KM- dificuldade média baixa
CONTACTOS PARA INSCRIÇÃO--962581908--962914030--964371009 OU btt-leoes-moura@iol.ptMais informações em nucleobttleoes.blogspot.com

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Mora e Vendas Novas

Fotos das partidas das maratonas de Mora (30/3) e de Vendas Novas (6/4).

Maratona Mora
Vendas Novas