quinta-feira, 24 de julho de 2008

Vem aí o BIKEVORA - 3,4 e 5 de Outubro


No fim-de-semana de 3, 4 e 5 de Outubro de 2008 todos os caminhos dos amantes do BTT vão dar a Évora. A Câmara Municipal de Évora promove, pela primeira vez, nesta data o BIKÉVORA, um mega evento em torno das bicicletas todo-o-terreno que promete atrair à cidade histórica todo o tipo de praticante de BTT, designadamente os maratonistas, os corajosos do Down Town ou os habituais participantes de provas familiares.
A principal novidade do BIKÉVORA é a de congregar neste fim-de-semana uma série de competições organizadas por agentes desportivos locais sobre o patrocínio da edilidade, procurando-se deste forma dar a devida visibilidade a uma série de competições que pretendem colocar Évora na rota dos grandes eventos nacionais de BTT.
A cerca de dois meses da realização do BIKÉVORA, a Câmara Municipal de Évora levanta um “pouco o véu”, apresentando, em traços gerais, alguns dos eventos previstos para o ”fim-de-semana mais ‘betetista’ de Portugal”.

Dia 03 Outubro (Sexta-Feira)
ACTIVIDADE: PASSEIO NOCTURNO DE BICICLETAS
LOCAL: CENTRO HISTÓRICO DA CIDADE
Em parceria com todas as Associações e Empresas do Concelho, realização de Passeio de Bicicletas pela Cidade, com o objectivo de Divulgar e Sensibilizar a população para o evento que irá acontecer durante o fim- de-semana.
ORG: Eborae BTT

Dias: 04 e 05 Outubro (Sábado e Domingo)
ACTIVIDADE: FEIRA DE BICICLETAS, ACTIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
LOCAL: ARENA d’Évora
Montar na ARENA uma Feira (Stands) com temas relacionados as Bicicletas à Actividade Física, Saúde e Lazer. São convidadas Instituições que durante os dois dias queiram explorar o espaço e divulgar as suas iniciativas.
ORG: Bike Lab; Évora Bike; Moto Fialho; Cágado Bicicletas; Manuel Gaita Bicicletas; SolarBike.

DIA: 04 Outubro (Sábado)
ACTIVIDADE: Down Town em Évora
LOCAL: Centro Histórico
Organizar uma prova de Down Town pelo Centro Histórico da Cidade de Évora com chegada à Arena Évora.
ORG: Rede Évora Jovem

DIA: 05 Outubro (Domingo)
ACTIVIDADE: MEGA MARATONA DE BICICLETAS
LOCAL: ROSSIO
Organizar uma Maratona (100Km) e Meia –Maratona (60Km) de BTT;
ORG: Grupo Desportivo de Sto. António

Actividade: Passeio de BTT para a família

ORG: Associação Para e Bebes
Concentração das duas actividades no Rossio com partida e chegada à Arena;

BIKÉVORA
Promotor: Câmara Municipal de Évora.

Parceiros Estratégicos: Grupo Desportivo de Sto. António; Rede Évora Jovem; Universidade de Évora; Bike Lab; Évora Bike; Associação Para e Bebes; Eborae BTT; Amigos do Pedal da Malagueira; Moto Fialho.

Outros Parceiros: Associações Culturais e Desportivas e/ou Clubes desportivos; Associações sócio-culturais do concelho; Associações Juvenis e de Estudantes; Associações de Comerciantes e Empresários;

Internet
Em Setembro, a Câmara Municipal de Évora colocará “on line” um sítio na Internet com estas e outras informações e muitas surpresas.

FINALIDADE DA INICIATIVA:

A bicicleta como “veículo” fundamental, para sensibilizar a comunidade eborense para a necessidade de combater o sedentarismo, através da realização de actividades físicas moderadas e regulares.

OBJECTIVOS GERAIS DO INICIATIVA

Com a iniciativa “BIKÉVORA”, a Câmara Municipal de Évora pretende atingir os seguintes objectivos:

· Colocar a cidade de Évora na rota dos grandes eventos nacionais de BTT;
· Sensibilizar a população eborense para a realização de actividades desportivas;
· Apoiar dentro das possibilidades da Autarquia todas as Associações Desportivas que desenvolvem este tipo de actividades;
· Qualificar a prática desportiva desenvolvida pela população eborense;

OBJECTIVOS OPERACIONAIS

Comuns a todas actividades previstas, os objectivos que queremos atingir são:

· Atingir os 7000 participantes no total das actividades promovidas;
· Envolver o movimento associativo na organização de actividades que se enquadrem nos objectivos da iniciativa.

RAID BTT Vidigueira - 23 e 24 de Agosto

E esta, hem?!...Como costumava dizer, o saudoso Fernando Pessa (ele também um apreciador deste veículo), esta ideia de organizar uma maratona BTT em pleno coração alentejano, num mês em que o calor turva o olhar…só mesmo da cabeça destes “emalucados” (Bombeiros Voluntários de Vidigueira e As. “Trilhos de Baco”)!
Para as gentes da Vidigueira e seu concelho, Agosto rima com BTT!... e há medida que a data da prova se aproxima, a dinâmica e o envolvimento de todos em prol de um objectivo comum para que nada seja deixado ao acaso ( pois o nosso grau de exigência aumenta consoante a experiência), fazendo-nos continuar a acreditar que o voluntariado não está a cair em desuso e que as pessoas começam a tomar consciência o quanto é importante conviver e tirar prazer daquilo que nos rodeia…
E é nesse espírito, e tal como é do conhecimento de centenas de participantes que já nos visitaram em edições anteriores, que o nosso Raid não tem características competitivas, embora tenhamos a preocupação de criar condições efectivas de uma prova desportiva, onde nada é descorado, antes pelo contrário devidamente planeado: desde as escolhas dos percursos, condições de segurança, apoio logístico e os meios de socorro colocados em locais estratégicos.
Optamos por traçar 3 percursos: iniciamos com o passeio nocturno (guiado e por vezes com surpresas!) e mais dois trilhos; com percursos mistos de diferentes graus de dificuldade, formas de relevo e vegetação (até para conhecimento de alguns de que o Alentejo não é todo plano!), a escolha é da responsabilidade do participante que deverá adaptá-lo à sua condição física.
O percurso deste ano terá partida numa zona do Concelho onde predominam pequenas parcelas de vinhas e hortas, perto de Vidigueira e Vila de Frades, em seguida com aproximação à primeira “maldade” do percurso (Serra do Mendro) que delimita a fronteira entre o Baixo e Alto Alentejo. Por entre magníficas sombras de sobreiros e azinheiras iremos pedalar por extraordinários trilhos que até parece terem sido concebidos para os amantes da modalidade aí circular!
Chegados a ZA2, poderemos refrescarmo-nos e apreciar todas as iguarias que a organização tem ao vosso dispor, e será também neste lugar que cada um deverá aferir a sua condição física e optar para qual trilho deverá prosseguir.
Aqueles que escolherem o trilho 1 (40Km), depois de desfrutarem de um excelente miradouro e sentirem o deleite de uma magnífica descida, terão o seu percurso quase concluído
Quantos aos outros (não contando com nenhum percalço), os do trilho 2 (70km), irão ter o privilégio de pedalar numa zona que para os locais é considerada “o pulmão” do Concelho, e estamos em plena Serra de Alcaria, onde poderão desfrutar: Trilhos espectaculares, descidas alucinantes, grandiosas vistas, e tudo com alguma adrenalina, até chegarem à bonita localidade de Alcaria, localizada nas abas da Serra. A partir deste local ZA3 é pedalar em plena
Planície Alentejana, junto a um bonito espelho de água até à localidade de Selmes ZA4. Aí refresca-te mais uma vez e carrega nesses pedais porque a Vidigueira é já ali e um retemperador duche espera por ti.

Vamos ao almoço retemperar o desgaste e partilhar com os amigos mais uma jornada de BTT.