terça-feira, 12 de junho de 2007

"A única coisa que queríamos era acabar a maratona"


BTTnews, como meio de informação de todos e para todos os betetistas, publica na íntegra uma carta enviada por José Moura (dorsal nº 4902), Nuno Pedro (nº 5647), Sérgio Contente (nº 2222), Pedro Baço (nº 3333), e António Baço (nº 4444).
Maratona BTT Portalegre - Reclamação sobre o controlo nº4
Porque de certeza não fui só eu e os meus colegas que passamos por esta situação, a única coisa que queríamos era ver alguém da parte dos Ases Do Pedal a reconhecer o erro. Nós a única coisa queríamos era ter acabado a maratona, porque andamos nisto só por desporto e divertimento. O BTTnews reserva ao Ases do Pedal o direito de resposta sobre esta carta.

Exmo. Sr. Presidente Manuel Vilela

Venho por este meio fazer uma reclamação por escrito, já que o Sr. Manuel Vilela não quis aceitar um erro cometido por si ou por alguém da sua organização no final e junto a meta, numa pequena conversa, se é que podemos chamar conversa aquilo que tivemos porque nós falávamos e Sr. desconversava evocando o “espírito de Portalegre”, mas quanto ao espírito já lá vamos.Depois de repousar uns dias para refrear as minhas palavras e não escrever tudo aquilo que tinha vontade, pois poderia insultar violentamente alguém,decidi seguir o seu conselho e ler o regulamento.Diz o regulamento no ponto 6 que a 2/3 da prova havia um ponto de controlo onde quem chegasse depois de uma determinado hora seria encaminhado paraPortalegre por um caminho mais curto, ponto esse que nós achamos justo para evitar acabar-se a maratona depois de o sol se pôr, mas 2/3 são + ou – 69 km e nós chegámos a + ou – 75km eram 4h05m e já não me deixaram seguir. Fazendo contas sem necessitar de máquina, o Sr. se quiser pode usa-la, vejo que vinha com média de 10,7km/hora, não contabilizando os 17km iniciais que foram feitos em + ou – 2h e poucos minutos derivado ao elevado congestionamento que a sua organização não conseguiu evitar ao entrarmos na zona de terra. Voltando às contas, restava-nos ainda 2h55m para o limite máximo de 10 horas para concluir a maratona. Faz-me concluir, sem máquina de calcular, que em + ou – 2h30m teríamos finalizado o nosso objectivo inicial. Porque não nos deixaram seguir? Porque o Sr. Manuel Vilela não assume o erro depois de fazer estas contas?Após a nossa curta e nada agradável conversa junto a linha de chegada da maratona Portalegre btt Selenis / Sport Zone, nada agradável pela postura arrogante e autoritária, normal numa pessoa vulgar que por uma vez na vida se sente dono do mundo. Logo nessa altura percebi que seria muito complicado comunicar com V. Exa. pois o Sr. Manuel fazia questão em não querer compreender o meu ponto de vista, ou se não compreendia mesmo, o caso era bem mais grave, pois indicava que dificilmente a conversa iria ter fim, porque falar para uma parede é muito complicado, mais fácil seria falar para um burro, porque esse ainda faz alguns ruídos. Voltamos ao dito regulamento.Regulamento este que subscrevo na integra principalmente os pontos dez e vinte e dois, regulamento este que provavelmente não terá sido elaborado por V. Exa., pois não enaltece o espírito competitivo que pelas suas palavras, V.Exa. tanto aprecia.Para V.Exas. eu em vez de ocupar o meu lugar ordeiramente na linha de partida, logo ai deveria tentar chegar o mais a frente possível por todos os meios possíveis e imaginários, como muitos fizeram ou tentaram fazer pois foi necessário alguém da organização intervir pelo sistema de som para manter a calma. Será este o espírito de Portalegre? Um fim-de-semana em que fiz 400km de carro para me divertir iria ser prejudicado por um asno que não sabia fazer contas. Fui claramente lesado pelo vossa enorme falta de competência pois ao não completar a maratona não fui incluído no pote do sorteio dos prémios a distribuir pelos participantes, mas isso para mim é o menos importante, pois o melhor prémio que me poderiam dar era deixar-me acabar a maratona e seria uma verdadeira vitoria para nós.Depois de um reconfortante banho de água fria, desloquei-me ao centro de Portalegre, para conhecer um pouco da cidade e fazer tempo para me deslocara um dos restaurantes que me haviam indicado onde se jantaria magnificamente, e tal aconteceu, qual não é a minha surpresa quando passei pela linha de metajá passava das 19 horas e ainda estavam participantes a chegar. Mais ainda me irrita é que comecei a ver chegar colegas, colegas esses que eu já tinha passado hà muito e antes do controlo nº4. E mais incrível ainda é que alguns tinham o dito controlo feito e outros não. Porque será? O Sr. Manuel Vilela pela experiência que o Sr. terá de vida já lhe devem ter ensinado que errar é humano e reconhecer os mesmos erros é uma grande virtude, virtude essa que nós achamos que não terá pela a atitude que teve conosco na zona da meta. Fugiu sempre com o "rabo à seringa" invocando o tal espírito da maratona de Portalegre. Qual espírito? Aquele das cápsulas suspeitas espalhadas por todo o percurso que eu fiz? O espírito de deitar lixo para tudo que era sitio? Com isto nós não queremos nenhuma indemnização, só queremos um reconhecimento público do erro cometido e um pedido de desculpas a todos colegas que não puderam terminar derivado ao vosso erro, para que para o ano possamos voltar a Portalegre com a mesma vontade de terminar e cumprir os regulamentos, coisa que muitos não o fazem.

Será que é HOMEM para tal?

Um comentário:

paulo disse...

Caros companheiros do pedal concordo plenamente com a vossa carta pois tenho amigos que se passou o mesmo foram desviados do percurso a meio da tarde.
Ora um evento desta natureza tem que ser melhor pensado já tinhamos estado parados no engarrafamento mais de uma hora haveria que dar descontos e não foi pensado por parte da organização ora vamos lá a admitir que erraram que fica melhor da vossa parte.