quinta-feira, 7 de junho de 2007

6º Passeio BTT da Primavera-Tourencinho



O dia 13 de Maio, para muitas pessoas é sinónimo de peregrinação a Fátima, outros há que preferem rumar a outros “santuários” e praticar o desporto que tanto gostam, assim, este foi o dia escolhido para participar no Passeio BTT da Primavera organizado pela Associação Cultural e Recreativa Tourencius dos Xudreiros de Tourencinho, na sua 6.ª edição. Mais de uma centena de praticantes da modalidade das bicicletas de montanha aceitaram o desafio para percorrer e “devorar” os 40 quilómetros nos mais variados trilhos desta região trasmontana, apesar do tempo frio e da chuva que se fez sentir neste dia, principalmente nos pontos mais altos da Serra da Padrela. Factores que não demoveram os verdadeiros bttistas, que fazem sempre questão em dar ao pedal sob qualquer adversidade meteorológica, ora faça chuva, sol ou até neve ( que é habitual por estas paragens no Inverno)!
Dada a partida no largo da aldeia, e depois de uma volta pelas ruas de Tourencinho, os primeiros 10 quilómetros foram completamente planos e a rolar em grupo para “aquecer os motores” pela antiga linha férrea do Corgo. A partir de Vila Pouca de Aguiar seguiu-se a incursão na Serra da Padrela, com os seus excelentes trilhos cobertos pela densa floresta, e com bonitas vistas sobre as serras sobranceiras do Larouco e Barroso.
Depois do reforço alimentar no parque de lazer do antigo viveiro florestal de Tinhela de Baixo, que chegou e sobrou para todos se saciarem, até mesmo para os mais atrasados, seguiram-se depois os trilhos mais técnicos pelo Percurso Pedestre PR3 (Trilho Nossa Senhora da Conceição), dificultado pela ascensão até ao ponto mais alto do passeio, os 1100 metros. Já a caminho do parque eólico de Parada os participantes sentiram mais dificuldades, tal era o vento forte que soprava de Sul e o granizo que teimava em fustigar a cara e molhava o corpo até aos ossos!
Passado o parque eólico os últimos 10 km foram quase sempre a descer até Tourencinho, onde na parte final houve quem optasse por descer o trilho alternativo de freeride da Fraga da Giesta, no entanto, o restante percurso com muitas pedras molhadas e escorregadias foi também obstáculo técnico a superar e a exigir máxima concentração.
Na opinião da maioria, mais uma vez este passeio esteve ao mais alto nível, bem organizado, tendo vários tipos de trilhos e sem dificuldade extrema, com 40 quilómetros que no final foram mesmo 40 como anunciado, com o abastecimento a meio e com fartura (onde não faltaram os sabores regionais do presunto e da bola de carne caseira, e do tinto!), com belas paisagens que merecem ser desfrutadas e apreciadas, tal como deve ser num PASSEIO BTT, onde não importa quem foi o primeiro ou o último a chegar (para isso há as provas do calendário da FPC), mas sim que no final todos fiquem com um sorriso e com força e vontade de saborear o churrasco quentinho e o caldo verde do pote, que foi assim mesmo que aconteceu! Para o ano esperemos que esta iniciativa mais uma vez se repita e assim continue, até lá!


4.º Passeio BTT Nocturno – Tourencinho (28 Julho 2007)

Entretanto e para aqueles que também gostam de pedalar ao luar, podem já ir preparando as lanternas para o 4.º Passeio BTT Nocturno que terá lugar em Julho na noite de Sábado 28, o percurso e grau de dificuldade será reduzido, essencialmente pelos caminhos do vale de Aguiar, como tem acontecido nos anos anteriores, o final será composto pela presuntada e cerveja fresquinha para hidratar.

Inscrições: ciclismo.acrtx@gmail.com

Nenhum comentário: