quarta-feira, 6 de junho de 2007

Juntos por uma ECOPISTA para Famalicão

Carta enviada por Rui Bastos aos autarcas de Famalicão

Ilustres Senhores Presidente Armindo Costa e Vereador Jorge Paulo Oliveira

Venho à vossa presença para lembrar que não é nada bom que as obras da eleitoralmente tão prometida Ecopista ainda não tenham saído do papel. Sei de algumas das dificuldades, mas para isso, acreditava eu que tínhamos no executivo concerteza, gente competente, determinada e criativa, exactamente para desbloquear e tornar realidade um projecto que, TODOS, reconhecemos como estruturante a médio prazo.
É fundamental que seja pensada em profundidade uma solução de mobilidade mais eficaz e ecológica na Cidade, também com ligação às outras Vilas do Concelho e mesmo, cidades circunvizinhas.
Sobretudo a Cidade de V.N.Famalicão, pelas suas ruas estreitas e modo algo CAÓTICO em que cresceu urbanisticamente, precisa urgentemente seja pensada uma rede de ciclovias com ligação à Ecopista, tal como vem sendo feito noutros Países da U.E e E.U.A., apresentando-se estas como potenciais e atractivas vias de descongestionamento.
Isto é, uma nova via de comunicação, já adoptada e reconhecida em legislação específica do Código da Estrada, em França e mesmo, Espanha.
Já o disse pessoalmente ao Sr. Vereador Jorge Paulo Oliveira e repito, não invistam apenas na Ecopista como um espaço de laser e desporto. Pensem que a mesma terá até outra utilidade e importância, se ligada por ciclovias dispersas, da urbe ao centro da Cidade e Vilas (especialmente Escolas, Parques e Infraestruturas Desportivas), como uma nova, alternativa e progressivamente mais útil via de comunicação.
Junto algumas fotos de exemplos simples e baratos já implementados noutras cidades. Tão simples como apenas marcar a tracejado uma parte de cerca de 1 metro, na própria faixa de rodagem, que os carros têm que respeitar (ao jeito das faixas de BUS), mas podem até pisar em caso de não ir ali nenhum ciclista ou carrinho de rodas…
Acrescento ainda, abaixo, uma notícia que tem deliciado as pessoas em geral na grande Lisboa, acerca da experiência a ocorrer na Marginal da Linha de Cascais já na próxima semana. Muitos dos blogs e fóruns de Cidadania, Desporto, etc., referem-na insistentemente com entusiasmo!

Apresento desde já os meus Melhores Cumprimentos e votos de vosso maior e melhor empenho nesta causa.

Rui Amaral Bastos
Lagarinhos-Brufe
…um Cidadão como muitos outros, que não quer viver numa balbúrdia de carros, comodismo e consumismo, sem qualidade de vida e, sobretudo, quer “deixar” aos filhos um estilo de vida baseado na SUSTENTABILIDADE!

Nenhum comentário: