quinta-feira, 24 de julho de 2008

RAID BTT Vidigueira - 23 e 24 de Agosto

E esta, hem?!...Como costumava dizer, o saudoso Fernando Pessa (ele também um apreciador deste veículo), esta ideia de organizar uma maratona BTT em pleno coração alentejano, num mês em que o calor turva o olhar…só mesmo da cabeça destes “emalucados” (Bombeiros Voluntários de Vidigueira e As. “Trilhos de Baco”)!
Para as gentes da Vidigueira e seu concelho, Agosto rima com BTT!... e há medida que a data da prova se aproxima, a dinâmica e o envolvimento de todos em prol de um objectivo comum para que nada seja deixado ao acaso ( pois o nosso grau de exigência aumenta consoante a experiência), fazendo-nos continuar a acreditar que o voluntariado não está a cair em desuso e que as pessoas começam a tomar consciência o quanto é importante conviver e tirar prazer daquilo que nos rodeia…
E é nesse espírito, e tal como é do conhecimento de centenas de participantes que já nos visitaram em edições anteriores, que o nosso Raid não tem características competitivas, embora tenhamos a preocupação de criar condições efectivas de uma prova desportiva, onde nada é descorado, antes pelo contrário devidamente planeado: desde as escolhas dos percursos, condições de segurança, apoio logístico e os meios de socorro colocados em locais estratégicos.
Optamos por traçar 3 percursos: iniciamos com o passeio nocturno (guiado e por vezes com surpresas!) e mais dois trilhos; com percursos mistos de diferentes graus de dificuldade, formas de relevo e vegetação (até para conhecimento de alguns de que o Alentejo não é todo plano!), a escolha é da responsabilidade do participante que deverá adaptá-lo à sua condição física.
O percurso deste ano terá partida numa zona do Concelho onde predominam pequenas parcelas de vinhas e hortas, perto de Vidigueira e Vila de Frades, em seguida com aproximação à primeira “maldade” do percurso (Serra do Mendro) que delimita a fronteira entre o Baixo e Alto Alentejo. Por entre magníficas sombras de sobreiros e azinheiras iremos pedalar por extraordinários trilhos que até parece terem sido concebidos para os amantes da modalidade aí circular!
Chegados a ZA2, poderemos refrescarmo-nos e apreciar todas as iguarias que a organização tem ao vosso dispor, e será também neste lugar que cada um deverá aferir a sua condição física e optar para qual trilho deverá prosseguir.
Aqueles que escolherem o trilho 1 (40Km), depois de desfrutarem de um excelente miradouro e sentirem o deleite de uma magnífica descida, terão o seu percurso quase concluído
Quantos aos outros (não contando com nenhum percalço), os do trilho 2 (70km), irão ter o privilégio de pedalar numa zona que para os locais é considerada “o pulmão” do Concelho, e estamos em plena Serra de Alcaria, onde poderão desfrutar: Trilhos espectaculares, descidas alucinantes, grandiosas vistas, e tudo com alguma adrenalina, até chegarem à bonita localidade de Alcaria, localizada nas abas da Serra. A partir deste local ZA3 é pedalar em plena
Planície Alentejana, junto a um bonito espelho de água até à localidade de Selmes ZA4. Aí refresca-te mais uma vez e carrega nesses pedais porque a Vidigueira é já ali e um retemperador duche espera por ti.

Vamos ao almoço retemperar o desgaste e partilhar com os amigos mais uma jornada de BTT.

Nenhum comentário: